Olhe para qualquer droga neste blog

Carregando...

DINATON

Dinaton
Comprimidos revestidos
USO ADULTO - PRODUTO FITOTERÁPICO


Formas farmacêuticas e apresentações - DINATON
DINATON® 40 mg: Caixa com 30 comprimidos revestidos.DINATON® 80 mg: Caixa com 20 ou 60 comprimidos revestidos .

Composição - DINATON
DINATON® 40 mg. Cada comprimido revestido contém:
Extrato de folhas secas de Ginkgo biloba . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .40,0 mg
padronizado em 24,0 mg de glicosídeos Ginkgo- flavonóides e 6 mg de terpenolactonas (bilobalídeos e ginkgolídeos) por 100 mg.
Excipientes: lactose, celulose microcristalina, amido, dióxido de silício coloidal, silicato de magnésio, estearato de magnésio, hipromelose, dióxido de titânio, macrogol, óxido de ferro amarelo.DINATON® 80 mg. Cada comprimido revestido contém:
Extrato de folhas secas de Ginkgo biloba . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .80,0 mg
padronizado em 24,0 mg de glicosídeos Ginkgo- flavonóides e 6 mg de terpenolactonas (bilobalídeos e ginkgolídeos) por 100 mg.
Excipientes: lactose, celulose microcristalina, amido, dióxido de silício coloidal, silicato de magnésio, estearato de magnésio, hipromelose, dióxido de titânio, macrogol, óxido de ferro amarelo.
Nomenclatura botânica:
Ginkgo bilobae L.
Parte da planta utilizada:
Folhas.

Informações ao paciente - DINATON
O que é para que serve DINATON® ?DINATON® é um medicamento à base de extrato de folhas de Ginkgo biloba e aumenta o fluxo sangüíneo, melhorando a circulação1 e proporcionando maior disponibilidade de oxigênio e glicose2 para os tecidos.
Como DINATON® deve ser guardado ?
Como qualquer outro medicamento, DINATON® deve ser guardado em sua embalagem original. Os cuidados de conservação dos comprimidos revestidos de DINATON® são: evitar local quente (temperatura entre 30 - 40°C). Proteger da luz e umidade.
Ao adquirir um medicamento confira sempre o prazo de validade. NUNCA USE MEDICAMENTO COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. As substâncias podem estar alteradas e causar prejuízo para a sua saúde. Verifique se o produto está lacrado e em boas condições de armazenamento.
Prazo de validade: 36 meses após a data de fabricação impressa na embalagem externa.
DINATON® pode ser utilizado durante a gravidez3 e amamentação4 ?
Este medicamento não é indicado em caso de gravidez3 e amamentação4. Antes de utilizar qualquer medicamento, você deve falar com o seu médico.
Como DINATON® deve ser utilizado ?
DINATON® deve ser administrado de preferência com as refeições. Os horários de administração do medicamento, assim como a dose a ser utilizada, devem ser rigorosamente seguidos.
Quais as possíveis reações adversas com o uso de DINATON® ?
DINATON® é geralmente bem tolerado. Podem contudo surgir queixas gastrintestinais, ou muito raramente alterações cutâneas, cefaléia5 ou distúrbios circulatórios (queda da pressão arterial, lipotimia6). Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis com o uso do produto.
DINATON® pode ser ingerido com alimentos?
Não há restrições específicas quanto a ingestão concomitante de alimentos ou bebidas.
DINATON® pode ser utilizado com outros medicamentos?
DINATON® pode potencializar o efeito de antiagregantes plaquetários. Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.
Quando DINATON® não deve ser utilizado?
Antes de iniciar o tratamento com DINATON®, informe seu médico sobre as seguintes situações: seu histórico médico, ou seja, doenças que tem ou teve e tratamentos que segue (remédios que toma, dietas, etc.); ocorrência de gravidez3 antes do início ou durante o tratamento, ou se está em período de amamentação4; alergias que sofre, especialmente relativas ao emprego de medicamentos. DINATON® está contra- indicado a pacientes que tenham hipersensibilidade ao princípio ativo. Não deve ser utilizado em crianças abaixo de 12 anos de idade, uma vez que não existem estudos disponíveis nesta faixa etária. Vertigens7 e zumbidos freqüentes devem ser avaliados pelo seu médico. Em caso de redução ou perda de audição súbitas consulte imediatamente seu médico.
Em caso de ingestão acidental do produto, que providências tomar?
Entre imediatamente em contato com o seu médico.

Informações técnicas - DINATON
DINATON® é um medicamento à base de extrato de folhas de Ginkgo biloba. O extrato tem três efeitos principais:
Efeito vasoativo: Aumentando a perfusão e restaurando a regulação vasomotora pós- isquêmica.

Diminuição da viscosidade sangüínea: Inibindo a agregação dos glóbulos vermelhos e plaquetas8, aumenta o fluxo sangüíneo. Este fato tem um efeito significativo sobre a microcirculação.

Ação protetora nos tecidos, inibindo a hipóxia9 induzida, que está aumentada na peroxidação lipídica. Estabiliza as membranas e subestruturas celulares. Além disso, o extrato de Ginkgo biloba tem uma atividade profilática e terapêutica no edema10 citotóxico cerebral e aumenta a tolerância à hipóxia9. Este fato aumenta a utilização do oxigênio e da glicose2, e aumenta a síntese de ATP11.
O modo de ação multifatorial assegura ao extrato de Ginkgo biloba as seguintes ações:
Melhora o déficit da função cerebral e os seus sintomas12, tais como: vertigem13, cefaléia5, zumbido, alterações visuais, insônia, sinais14 de tensão, debilidade e ansiedade.
Combate as tonturas15 e vertigens7 de origem vestibular e cerebral.
O extrato de Ginkgo biloba é muito bem tolerado. Não causa reduções indesejáveis da pressão sanguínea, nem rubor.


Indicações - DINATON
Insuficiência16 vascular17 cerebral e manifestações funcionais decorrentes: perturbações psicomotoras, vertigem13, zumbido, diminuição da memória, cansaço mental, alterações de personalidade e afetivas.Alterações vasculares periféricas: arteriopatias dos membros inferiores e suas complicações tróficas, perturbações vasomotoras distais e lesões da microcirculação (parestesias18, formigamentos, doença de Raynaud, eritrocianose, fragilidade capilar, edemas idiopáticos ortostáticos).
INDICAÇÕES COMPLEMENTARES
Afecções neurosensoriais de causa vascular17, enxaqueca19, em otorrinolaringologia e oftalmologia.

Contra-indicação - DINATON
Hipersensibilidade ao princípio ativo ou a outros componentes da fórmula.

Precauções - DINATON
Não são necessárias precauções especiais para uso.
Interações medicamentosas - DINATON
DINATON® pode potencializar o efeito de antiagregantes plaquetários. Após a administração concomitante de DINATON® e de ácido acetilsalicílico houve relato de hifema espontâne

Reações adversas - DINATON
Raramente podem ocorrer distúrbios gastrintestinais, cefaléia5 e, especialmente nos casos de predisposição alérgica, podem acontecer reações alérgicas cutâneas (hiperemia, edema10, prurido20) ou transtornos circulatórios (queda de pressão arterial, lipotimia6, cefaléia5). Em casos isolados foi observado sangramento após o tratamento de longa duração com o extrato EGb 761 de Ginkgo biloba, contudo, durante os estudos clínicos específicos realizados com a administração diária de 240 mg do extrato EGb 761 de Ginkgo biloba, não foram observadas alterações nos parâmetros de coagulação (incluindo teste de tromboplastina parcial, teste de protrombina - teste Quick - e tempo de sangramento). Está descrito na literatura um caso isolado de hematoma subdural, supostamente relacionado com a ingestão diária de 120 mg do extrato de Ginkgo biloba, por um período superior a 2 anos.
Posologia - DINATON
DINATON® deve ser administrado de preferência com as refeições.
DINATON® 40 mg comprimidos revestidos: De acordo com a prescrição médica. Como dose média, recomenda- se 1 comprimido, 3 vezes ao dia, ou 2 comprimidos duas vezes ao dia.
DINATON® 80 mg comprimidos revestidos: De acordo com a prescrição médica. Como dose média, recomenda- se 1 comprimido, duas vezes ao dia.

Superdosagem - DINATON
Não há relato na literatura de qualquer caso de intoxicação com o produto. Caso haja ingestão de doses muito altas, tomar as medidas habituais de manutenção e suporte.



DINATON - Laboratório

Nenhum comentário:

Postar um comentário