FENAMIC

FENAMIC

Ácido tolfenâmico

Comprimidos dispersíveis

Uso adulto

- Composição

Cada comprimido dispersível contém: Ácido tolfenâmico 200 mg; Excipiente q.s.p. 1 comprimido dispersível.

- Informações técnicas

- Farmacodinâmica

O ácido tolfenâmico (FENAMIC), ou ácido N (2 metil-3 clorofenil) antranílico inibe a formação de prostaglandinas, tromboxanos e leucotrienos, apresentando uma intensa e marcante ação antiinflamatória e analgésica, além de uma ação antipirética. Seu início de ação é muito rápido em virtude da sua interação com os receptores específicos para prostaglandinas. Após administração oral, o ácido tolfenâmico (FENAMIC) é praticamente totalmente absorvido, atingindo sua concentração plasmática máxima após cerca de 2 a 8 horas. Fortemente ligado às proteínas1 plasmáticas (99%), o ácido tolfenâmico (FENAMIC) é metabolizado no fígado2 e, da mesma forma que seus metabólitos, conjuga-se ao ácido glicurônico. A meia-vida do ácido tolfenâmico (FENAMIC) é de cerca de 2 horas, e a sua eliminação se faz através da urina3 (90%) e das fezes (10%).

- Indicações

FENAMIC é indicado como antiinflamatório, analgésico4 e antipirético5. FENAMIC está indicado na profilaxia e tratamento das crises de enxaqueca6; dismenorréia7; na prevenção de cólicas8 induzidas pela colocação de dispositivo intra-uterino (DIU); nos sintomas9 dolorosos da endometriose10.

- Contra-indicações

FENAMIC (ácido tolfenâmico) é contra-indicado nos quadros de úlcera péptica11 ativa e de hipofunção hepática ou renal12 acentuada.

- Precauções e restrições

A utilização de FENAMIC durante a gravidez13 não é recomendada, visto não ter sido comprovada a inocuidade14 da substância sobre o feto.

- Interações medicamentosas

O ácido tolfenâmico (FENAMIC) potencializa a ação dos anticoagulantes e reduz o efeito dos diuréticos15 de alça.

- Reações adversas

O ácido tolfenâmico (FENAMIC) é uma substância muito bem aceita nas doses terapêuticas recomendadas, não tendo sido relatada nenhuma reação adversa grave ou irreversível. Foram observadas algumas queixas gastrintestinais, tais como: diarréia16, náuseas17, dor gástrica, vômito18, dispepsia19, além de alguns casos de exantema20, eritema21, prurido22 e urticária23. Disúria24 leve, sob a forma de ardência, pode ocorrer ocasionalmente, sendo mais comum nos homens, e está relacionada à concentração de determinado metabólito. O efeito, provavelmente, é devido à irritação local da uretra25. O aumento de consumo de líquidos ou a redução da dosagem diminui o risco de ardência.

- Posologia

A dose recomendada é de 200 mg, 3 vezes ao dia, com 2 copos de água em cada tomada. Em tratamentos prolongados, muitos pacientes podem apresentar bons resultados com doses diárias menores. O ácido tolfenâmico (FENAMIC) não é recomendado para o uso em crianças, visto que ainda não foi estabelecido um esquema posológico pediátrico.

- Apresentação

Comprimidos dispersíveis: Embalagem com 10 comprimidos.

Laboratório ENILA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário