FENIDEX

Composição - FENIDEX
dexametasona 0,05 mg, cloranfenicol 5 mg,cloridrato de tetrizolina 0,25 mg, veículo coloidal q.s.p. 1 ml. Veículo basicamente constituído de hipromelose, ácido bórico, borato de sódio, edetato dissódico e tiomersal.


Posologia e Administração - FENIDEX
instilar 1 gota1 no saco conjuntival, 1 a 4 vezes ao dia, reduzindo- se gradualmente a dose, segundo orientação do Oftalmologista2. A administração deve ser feita sob estrita orientação médica.


Precauções - FENIDEX
em tratamentos prolongados, recomenda- se o controle da pressão intra-ocular e o exame biomicroscópico da córnea e cristalino. Em casos raros, com o envolvimento das estruturas corneais profundas, pode ocorrer perfuração da córnea. Um controle rigoroso deve ser feito durante o tratamento, uma vez que os corticóides podem mascarar os sintomas3 de infecções por microorganismos não sensíveis ao cloranfenicol, e aumentar a susceptibilidade a infecções fúngicas. Não deve ser usado por períodos de tempos maiores que o recomendado pelo oftalmologista2, sendo que a descontinuidade do tratamento deverá ser de forma gradativa. Cautela nas gestantes. Raros casos de hipoplasia medular, inclusive anemia4 aplástica, foram relatados após o uso tópico5 de cloranfenicol.


Reações adversas - FENIDEX
podem ocorrer: aumento da pressão intra- ocular com envolvimento do nervo óptico, opacificação do cristalino, infecções secundárias e discrasias sangüíneas6.


Contra-Indicações - FENIDEX
lesões e ulcerações da córnea; nas infecções por herpes simples, vaccínia, varicela7 e outras viroses da córnea e conjuntiva; tuberculose8 ocular; tracoma, glaucoma9. Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.


Indicações - FENIDEX
tratamento de infecções oculares do pólo anterior do olho causada por microorganismos sensíveis ao cloranfenicol quando for desejada a ação antiinflamatória da dexametasona e vasoconstritora da tetrizolina.


Apresentação - FENIDEX
solução oftálmica, em frasco plástico conta- gotas, hermeticamente fechado e estéril, com 5 ml.





FENIDEX - Laboratório

Nenhum comentário:

Postar um comentário