AZELAN

Azelan

Ácido azelaico

Uso adulto




Forma farmacêutica e apresentação - AZELAN

Creme dermatológico. Cartucho com bisnaga de 30g.


Composição - AZELAN

Cada g de AZELAN® creme contém 200 mg de ácido azelaico micronizado.


Ações - AZELAN

O ácido azelaico inibe o crescimento de bactérias do gênero Propionibacterium (Corynebacterium acnes), que participam no desenvolvimento do acne1, e impede a formação de ácidos graxos que estimulam esta afecção. Por atuar também sobre o processo de querotinização das células epidérmicas, o ácido azelaico pode exercer um efeito terapêutico positivo sobre a formação de comedões que se apresentam com a acne1.


Indicação - AZELAN

No tratamento da acne1 vulgar, manifestada por comedões, pápulas, pústulas e cistos.


Contra-Indicações - AZELAN

Hipersensibilidade ao propilenoglicol, ácido azelaico ou outros componentes da formulação.


Precauções - AZELAN

AZELAN® creme pode provocar irritação ocular, devendo- se evitar o contato com os olhos caso ocorra tal contato, lavar os olhos imediatamente e cuidadosamente com bastante água. Os exames toxicológicos referentes à fertilidade, embriotoxicidade e teratogenicidade em animais não indicaram qualquer risco de uso durante a gravidez2. A quantidade teórica de ácido azelaico que passa diariamente para o leite materno é insignificante, e também não indica qualquer risco de uso durante o lactação3, especialmente quando se considera o toxicidade extremamente baixa do ácido azelaico.


Interação medicamentosa - AZELAN

Não há evidência de interação medicamentosa com outros drogas devido à baixa absorção sistêmica do ácido azelaico.


Efeitos colaterais - AZELAN

Em alguns casos podem ocorrer, principalmente ao se iniciar o tratamento, irritações cutâneas localizadas (rubefação, esfoliação, prurido4 e ardor) que regridem durante o mesmo.


Posologia e modo de usar - AZELAN

A aplicação do produto só deve se feita após cuidadosa limpeza da pele com água corrente ou, caso necessário, com um agente de limpeza suave. AZELAN creme deve ser aplicado duas vezes ao dia (de manhã e à noite) ou conforme critério médico, em quantidade suficiente sobre as regiões afetadas, friccionando cuidadosamente. Se as irritações locais forem excessivas, deve- se reduzir a utilização do produto para uma vez ao dia ou mesmo suspendê-la provisoriamente. Para pacientes com pele muito sensível recomenda-se apenas uma aplicação diária (à noite) durante a primeira semana de tratamento, após o que, pode-se introduzir o tratamento duas vezes ao dia. O paciente deve ser orientado quanto à necessidade de empregar o produto regularmente enquanto durar o tratamento. A duração do tratamento depende do grau de intensidade da acne1, assim como varia individualmente. Em geral, obtém-se melhora após 4 semanas, sendo necessário, entretanto, para obtenção de resultados expressivos, o emprego por vários meses.

Informações detalhados encontram- se à disposição da classe médica.





AZELAN - Laboratório

Nenhum comentário:

Postar um comentário